Saiba o que fazer quando encontrar com um barbeiro
Inseto é o principal transmissor da doença de Chagas
Publicado em 29/04/2024 14:35
Você provavelmente já ouviu falar no barbeiro, parasita que transmite a doença de Chagas. Geralmente esse inseto fica abrigado em locais próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.
Já nas residências, costumam se esconder nas frestas, buracos das paredes, nas camas, colchões e baús, além de serem encontrados em galinheiro, chiqueiro, paiol, curral e depósitos.
Mas você sabia que não é recomendado matar o barbeiro quando ele é encontrado? A orientação do Centro de Controle de Zoonoses é seguir as seguintes recomendações:
- Não esmagar, apertar, bater ou danificar o inseto;
- proteger a mão com luva ou saco plástico;
- os insetos deverão ser acondicionados em recipientes plásticos, com tampa de rosca para evitar a fuga, preferencialmente vivos;
- amostras coletadas em diferentes ambientes (quarto, sala, cozinha, anexo ou silvestre) deverão ser acondicionadas separadamente.
- entrar em contato com o agente de endemias da sua região ou com a unidade de vigilância em zoonoses na Rua Bahia, 793, Tereza Cristina ou pelos telefones (31) 3548-2427 ou (31) 9 9412-0991.
Em São Joaquim de Bicas existem três locais denominados como Postos de Informação de Triatomíneos (PIT), que fazem o recolhimento do inseto para análise, conheça:
- UBS Maria das Graças Moreira Santos (Farofas) – falar com Zaane Oliveira (Agente de combate às Endemias)
- UBS São José (Vila Rica) – falar com Wemerson de Souza (Agente de combate às Endemias)
- Unidade de Vigilância em Zoonoses – falar com Márcio Rodrigues (Supervisor de Endemias).
por Ascom