Saiba mais sobre o Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa)
Confira os dados do último levantamento em outubro;
Publicado em 05/11/2024 15:48
O LIRAa é uma pesquisa simplificada conduzida pela equipe de Zoonoses, que fornece dados importantes para direcionar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. Com essas informações, os agentes de endemias podem atuar de forma mais precisa no controle do vetor.
De acordo com o LIRAa, realizado entre os dias 21 e 23 de outubro, o município foi classificado com médio risco de infestação pelo mosquito. Foram vistoriados 1.318 locais, e 13 deles apresentaram foco do mosquito. Os bairros com registro são: Bandeirantes, Boa Vista, Flor de Minas, Marques Industrial II, Nossa Sra da Paz, Primavera, Serra Dourada, Tiradentes e Vila Rica.
Classificação dos Depósitos com Foco de Aedes aegypti
- Depósitos do Tipo A2 - Depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico
Representam 38,5% dos focos encontrados, incluindo tonéis, tambores, barris, cisternas e filtros.
Orientação: Cubra ou vede recipientes de armazenamento de água. Quando possível, esvazie-os e guarde-os em local coberto ou virados para baixo. Lave semanalmente recipientes que precisam de água.
- Depósitos do Tipo D2 - Lixo e materiais em pátios e ferros-velhos
Representam 23,1% dos focos, incluindo recipientes plásticos, garrafas, latas, e entulhos de construção.
Orientação: Faça o descarte adequado do lixo nas datas de coleta, mantenha lixeiras tampadas, e evite descartar lixo em lotes vagos ou vias públicas. Guarde latas e recipientes plásticos cobertos ou virados para baixo.
- Depósitos do Tipo B - Vasos, pratos, recipientes de degelo e fontes ornamentais
Representam 15,4% dos focos.
Orientação: Inspecione regularmente esses recipientes, lave ou vire-os de boca para baixo quando possível, e use areia nos pratinhos de plantas para evitar acúmulo de água.
- Depósitos do Tipo D1 - Pneus e outros materiais rodantes
Representam 15,4% dos focos.
Orientação: Descarte corretamente pneus e materiais rodantes, direcionando-os à usina de reciclagem. Caso sejam reutilizados, como em jardins ou muros, mantenha-os cobertos até o uso.
- Depósitos do Tipo A1 - Depósitos elevados de água
Representam 7,7% dos focos e incluem caixas d’água e tambores ligados à rede pública ou a poços.
Orientação: Verifique se as caixas d'água estão cobertas e limpas regularmente. Caso não haja tampa, utilize lençóis, telas ou lonas bem esticadas para evitar a entrada de mosquitos.
A Prefeitura, por meio da equipe de Zoonoses conta com a colaboração de toda a população, pois somente juntos conseguiremos reduzir a infestação do Aedes aegypti e prevenir doenças na cidade!
por Ascom